[...] Não encontrei nem um só que dissesse: Através desta coisa toda que estamos fazendo, esperamos que as crianças sejam felizes, dêem muitas risadas e descubram que a vida é boa [...] (RUBEM ALVES)

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Humanização em Saúde !




Fórmula secreta para pequenos heróis que lutam contra o câncer!

Câncer infantil
São estimados mais de 9000 casos novos de câncer infanto-juvenil, no Brasil, por ano, isso faz com que o câncer represente a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões. Como a primeira causa são aquelas relacionadas aos acidentes e à violência, podemos dizer que o câncer é a primeira causa de mortes por doença, após 1 ano de idade, até o final da adolescência.
Câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. As neoplasias mais freqüentes na infância são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Também acometem crianças o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, freqüentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tumor renal), retinoblastoma (tumor da retina do olho), tumor germinativo (tumor das células que vão dar origem às gônadas), osteossarcoma (tumor ósseo), sarcomas (tumores de partes moles).
Os sinais e sintomas não são necessariamente específicos e, não raras vezes, a criança ou o jovem podem ter o seu estado geral de saúde ainda em razoáveis condições, no início da doença. Por esse motivo, é de importância crucial o conhecimento médico sobre a possibilidade da doença.  
É muito importante estar atento a algumas formas de apresentação dos tumores da infância.
• Nas leucemias, pela invasão da medula óssea por células anormais, a criança se torna suscetível a infecções, pode ficar pálida, ter sangramentos e sentir dores ósseas.
• No retinoblastoma, um sinal importante de manifestação é o chamado “reflexo do olho do gato”, que é o embranquecimento da pupila quando exposta à luz. Pode se apresentar, também, através de fotofobia ou estrabismo. Geralmente acomete crianças antes dos três anos de idade. Hoje a pesquisa desse reflexo poderá ser feita desde a fase de recém-nascido.
• Algumas vezes, os pais notam um aumento do volume ou uma massa no abdomen, podendo tratar-se nesse caso, também, de um tumor de Wilms ou neuroblastoma.
• Tumores sólidos podem se manifestar pela formação de massa, podendo ser visíveis ou não e causar dor nos membros, sintoma, por exemplo, freqüente no osteossarcoma (tumor no osso em crescimento), mais comum em adolescentes.
• Tumor de sistema nervoso central tem como sintomas dor de cabeça, vômitos, alterações motoras, alterações de comportamento e paralisia de nervos.
QuimioterapiaO tratamento para câncer é a quimioterapia.
A quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
O primeiro quimioterápico antineoplásico foi desenvolvido a partir do gás mostarda, usado nas duas Guerras Mundiais como arma química. Após a exposição de soldados a este agente, observou-se que eles desenvolveram hipoplasia medular e linfóide, o que levou ao seu uso no tratamento dos linfomas malignos. A partir da publicação, em 1946, dos estudos clínicos feitos com o gás mostarda e das observações sobre os efeitos do ácido fólico em crianças com leucemias, verificou-se avanço crescente da quimioterapia antineoplásica. Atualmente, quimioterápicos mais ativos e menos tóxicos encontram-se disponíveis para uso na prática clínica. Os avanços verificados nas últimas décadas, na área da quimioterapia antineoplásica, têm facilitado consideravelmente a aplicação de outros tipos de tratamento de câncer e permitido maior número de curas.
A quimioterapia ataca as células normais e neoplásicas (cancerosas), porém prejudica mais as neoplásicas evitando a proliferação dessas células e o alastramento do câncer, levando à cura.
Porém esse tratamento possui diversos efeitos colaterais o que o torna desconfortável, os efeitos colaterais mais comuns são:
  • Queda de cabelo e outros pelos do corpo;
  • Fraqueza;
  • Diarreia;
  • Perda ou aumento de peso;
  • Aftas na boca;
  • Náuseas e vômitos;
  • Tonteiras
Inaugurado em 23 de abril de 1953, o A.C.Camargo Cancer Center tem uma trajetória grandiosa no combate ao câncer. Líder em conhecimento científico sobre oncologia, é um centro de referência internacional em ensino, pesquisa e tratamento multidisciplinar e visando amenizar, de alguma forma o desconforto que esse tratamento traz o Hospital A.C.Camargo Cancer Center teve a iniciativa fazer um acordo com a Warner e usar a Liga da Justiça para  facilitar a aceitação das crianças ao tratamento contra o câncer.
Caixinha quimio
Eles produziram uma espécie de caixa que embrulha o tratamento que as crianças irão receber o fala para elas que é uma fórmula secreta dos  Super-heróis e que é pra elas ficarem fortes para lutar contra o mal (câncer), isso as deixam mais esperançosas!
Vejamos mais…
Depois de ver esse vídeos eu fiquei até sem palavras com tamanho cuidado com essas crianças, que Deus as abençoe e abençoe cada pessoa que trabalha na área e abençoe as pessoas que tiveram essa iniciativa, é maravilhoso ver que mesmo com o mundo cheio de maldades e absurdos existe pessoas agindo com cuidado e carinho, esse hospital está com nota 1000 no meu conceito, isto sim é HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE!
http://www.isadorakids.com.br/formula-secreta-pequenos-herois-lutam-cancer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário